O meu / seu negócio precisa de Marketing Digital?

05 set | 4 minutos de leitura

Uma dúvida frequente entre os empresários e administradores

Marketing Digital, será que a minha empresa precisa? Essa pergunta é feita por diversos empresários, administradores e até profissionais da área de comunicação que ainda não estão envolvidos na era digital. E a resposta para ela é uma só: sim!

O Marketing Digital vai não só te colocar na internet, mas também fazer com que a sua empresa tenha um posicionamento digital e apareça de maneira certa, na hora certa e para a pessoa certa. O grande objetivo é unir a Tecnologia com o Marketing para criar uma infraestrutura que alavanque o desempenho do seu negócio na web, seja melhorando o posicionamento  nos resultados de busca ou mantendo um diálogo com o seu público. Esses são os principais pontos que Marcelo Tavares, especialista em Marketing Digital e CEO da Appta Marketing Digital, destaca: “cada empresa é diferente uma da outra, o que influencia nas estratégias e ferramentas a serem usadas. Quando analisamos a empresa para definir a estratégia que vai ser utilizada, levamos em conta, principalmente, qual é o objetivo do cliente, se é reconhecimento, geração de leads, aumento das vendas… A partir disso, conseguimos planejar e executar o projeto com qualidade, tecnologia e inovação, focados em um objetivo: o resultado”.

Consumidor e a decisão de compra

Estudos apontam que se o cliente busca sua empresa na internet e não a encontra, há grandes chances de não entrar em contato com você, ou seja, uma possível venda será perdida. Para Marcelo, com um site e com a utilização das redes sociais, a empresa tem a possibilidade de se apresentar e ganhar a confiança do cliente, ponto fundamental para a conclusão de uma venda, mas ele destaca que isso pode não ser imediato. “Se a sua loja é apenas física, o consumidor vai encontrar seu negócio nas redes, pois ele já estava buscando o seu produto ou algo relacionado com o seu negócio. Ele vai olhar, analisar e pode não comprar na hora, mas a lembrança ficará com ele. Quando o consumidor chegar no estágio de decisão de compra, ele certamente irá considerar a sua empresa ou o seu produto. Isso se ele já não tiver decidido por ele antes mesmo de ir até o seu negócio”, explica.

 

Mensure os resultados

Marcelo conta que existem alguns meios de desenvolver o Marketing Digital com qualidade. “Uma dessas formas é o Inbound Marketing, que vai trabalhar focado nas etapas de venda de uma empresa, como atrair, converter, vender e fidelizar o cliente. Sempre acompanhando e mensurando os resultados de cada etapa, para que possamos buscar evoluções a cada dia”, diz Marcelo.

Outra forma de se trabalhar o Marketing Digital é através do marketing de conteúdo. A tendência é falar da sua marca e produto de uma forma mais sutil, entregando ao cliente uma informação relevante ou uma prestação de serviço – com assuntos sempre ligados ao seu negócio. Isso vai fazer com que o consumidor confie em você e se lembre com carinho da sua entrega, o que contribui para a imagem, reputação e amor de marca.

 

Marketing Tradicional X Marketing Digital

Já sobre redes sociais, é importante conhecer de maneira profissional as plataformas e as dinâmicas de cada rede para ser capaz de criar, configurar e gerir as redes sociais do negócio com estratégia. “Nesse ponto, é preciso trabalhar com foco no objetivo do cliente, planejando, executando e analisando os resultados para definir qual é o melhor caminho, inclusive para a segmentação e impulsionamento dos anúncios e publicações”, completa Marcelo.

Ele faz, ainda, uma comparação do marketing tradicional com o digital. “Vamos pensar nos panfletos distribuídos na rua. Você vai conseguir medir quantos papéis foram distribuídos, mas não vai conseguir mensurar quantas pessoas realmente visualizaram o panfleto antes de jogar fora. Já no Marketing Digital, nós conseguimos medir a quantidade de pessoas alcançadas, quantas pessoas visualizaram um vídeo, clicaram em um link de uma postagem. Além disso, a entrega do panfleto vai ser aleatória, ou talvez focada em sexo, idade, mas não terá um público muito preciso para fazer essa distribuição. Já no Marketing Digital, conseguimos selecionar qual público irá visualizar o post, separando por sexo, idade, região e interesses”.

Mas Marcelo ressalta “As pessoas não devem escolher entre o marketing digital e o tradicional, essa escolha vai depender dos objetivos de cada projeto e muitas vezes eles vão se complementar”, completa Marcelo.

Ou seja, para quem possui uma empresa ou está abrindo um negócio, o Marketing Digital faz total diferença em relação ao posicionamento e diálogo entre marca e consumidor. O digital vai colocar sua empresa no mapa, aumentando o seu potencial competitivo, além de manter o foco em seu público alvo, evitando desperdício de verba, tempo e trabalho.

 

[vejatambem]