5 atitudes muito simples para ajudar na preservação do meio ambiente

01 jun | 4 minutos de leitura

Desde sempre ouvimos e aprendemos que devemos cuidar bem da nossa casa, o planeta Terra. Economizar água, não desmatar, respeitar os outros seres vivos… Coisas realmente fundamentais para vivermos em harmonia, mas que, infelizmente, não são preocupação de boa parte dos seres humanos, seja por falta de informação ou por egoísmo. Na Semana Mundial do Meio Ambiente, trouxemos algumas alternativas bem simples para qualquer pessoa aplicar em sua rotina. E te convidamos a colaborar e a sugerir mais algumas!

 

Abolir o uso de canudinhos

O uso indiscriminado de canudinhos de plástico vem causando consequências graves. Eles representam incríveis 4% do lixo plástico mundial e, não biodegradáveis, levam até mil anos para se decompor.

Por serem levinhos, mesmo quando descartados corretamente em lixeiras eles podem pegar carona em ventos e acabar parando em rios, lagos ou mares. Além de poluir o planeta, esse pequeno artefato que usamos por um tempo médio de 5 minutos representa um enorme risco para a fauna que habita esses ambientes aquáticos. Estudos apontam que cerca de 90% das espécies marinhas, por exemplo, já tenham ingerido produtos de plástico.

E vamos combinar, com raríssimas exceções, seu uso é totalmente dispensável. Não custa nada cortar esse hábito e passar a beber no copo! E já existem empresas que vendem canudos artesanais e reutilizáveis, juntamente com um kit para sua limpeza e transporte. A Mentah é um delas!

ombrelo entretenimento juiz de fora preservação do meio ambiente

 

Evitar sacolas plásticas

Mais um item de plástico totalmente dispensável e substituível em nossa lista. As ecobags, aquelas sacolas de pano e papel, artesanais e com belas estampas, estão aí há um tempo, mas boa parte dos brasileiros ainda não criou o costume de utilizá-las. Alguns supermercados e lojas oferecem até mesmo caixas de papelão, que é um material bem menos nocivo ao planeta.

Geralmente, são utilizadas uma única vez e jogados diretamente no lixo. Isso faz com que as estatísticas apontem para cerca de um milhão de sacolas plásticas utilizadas por minuto, no mundo. Como os canudinhos, constituem risco para a vida animal. Mais de 100 mil pássaros e mamíferos morrem por ano por ingerirem esses objetos. Além disso, por serem maiores e mais maleáveis que eles, as sacolas podem causar entupimentos de redes de esgoto, acidentes em estradas e outros desastres.

Alguns países já proibiram seu uso. No Brasil, um projeto de lei tramita no Senado objetivando o mesmo.

 

Preferir copos e garrafas reutilizáveis

Mais uma vez batemos na tecla da produção incontrolada de lixo, principalmente envolvendo o plástico.

Não é tão difícil assim andar com um copo ou uma garrafinha (de preferência, sem BPA) para beber água ou qualquer outro líquido que você goste ou necessite durante o dia. E hoje não faltam opções. O copo da imagem abaixo tem tampa e é de um material com boa resistência, feito pelo Movimento Menos 1 Lixo.

Agora, mais simples ainda é guardar o copinho do café ou da água na empresa e utilizá-lo novamente. Né?

ombrelo entretenimento juiz de fora preservação do meio ambiente copo menos 1 lixo

 

Separar lixo reciclável do comum

Muitas vezes as cidades não têm a chamada coleta seletiva, que separa descartes e encaminha os materiais recicláveis para destinos corretos. Mas todo mundo pode fazer sua parte. Não é difícil achar quem utilize artigos de plástico, vidro, papel ou metal em seu trabalho. É só separar na sua casa e entregar a uma dessas pessoas. Ou usar sua criatividade!

ombrelo entretenimento juiz de fora preservação do meio ambiente coleta seletiva

 

Doar/vender equipamentos eletrônicos em bom estado

Smartphones, computadores e outros eletrônicos são inutilizados todos os anos quando novos modelos são colocados à venda. Muita gente não dá o destino adequado a esses equipamentos, e eles acabam indo parar nos aterros sanitários, por exemplo. Por lá, assim como pilhas e baterias, podem causar contaminação do meio ambiente por componentes tóxicos. Metais pesados, como mercúrio e chumbo, são substâncias altamente poluentes e que também representam risco para a população que ganha a vida nesses locais, ou a quem simplesmente vive no entorno.

Seu descarte adequado passa por postos de coleta acessíveis à população e programas de reciclagem por parte das administrações públicas. Porém, quando em bom estado e ainda utilizáveis, o ideal é que esses aparelhos sejam doados ou até mesmo vendidos, para que continuem tendo vida útil nas mãos de outras pessoas, seja em seus formatos originais ou com o aproveitamento de peças.

Evitar compras desnecessárias desses itens também é algo a se pensar, né? Faz tanta diferença assim na vida ter sempre o último modelo lançado de smartphone?ombrelo entretenimento juiz de fora preservação do meio ambiente lixo eletronico

 

Como você deve ter reparado, todos os nossos toques passam por consumo consciente e mudanças de hábitos. Fazer sua parte para a preservação do meio ambiente e de nosso planeta pode ser mais fácil do que você pensa.

Mas essas foram apenas algumas ideias. O que mais será que podemos aplicar em nosso dia a dia para ajudar? Escreva aí nos comentários!