Macarrão instantâneo, o famoso miojo, comemora 60 anos

11 set | 2 minutos de leitura

Nunca vai envelhecer

Momofuku Ando pode ser considerado um salvador da pátria. Ele nasceu em 1910 e faleceu em 2007. Não conhece ele? Momofuku foi o fundador da empresa de alimentos Nissin e ele criou o macarrão instantâneo. Em 1971 o macarrão já era vendido em copo de isopor, o famoso cupnoodles.

Isso! O macarrão instantâneo, o famoso miojo, tem 60 anos e não vai envelhecer nunca, nem sair dos armários.

Momofuku e suas criações.

Depois da Segunda Guerra Mundial, Ando presenciou muitas filas de pessoas famintas diante de uma vitrine “clandestina” de sopas e fios de massa. Ele criou o produto para que fosse de baixo custo e de preparo fácil, para ser consumido em momentos de crise. Ele disse: “A paz está garantida quando não se está com fome“.

Depois de diversas tentativas, Ando conseguiu desenvolver a técnica de secagem do macarrão por meio da fritura-relâmpago. Depois de desidratado, bastava acrescentar água quente que, em poucos minutos, o macarrão ficaria pronto.

Hoje, há diversos produtos baseados no macarrão, como talharim, yakisoba, lámens e entre outros.

Momofuku provando sua invenção.

Ele não parou

Em julho de 2005, Momofuku Ando tinha mais de 90 anos. Mas pensa que ele parou? O criador do macarrão instantâneo liderou o projeto de desenvolvimento de um macarrão para ser consumido pelo astronauta japonês Soichi Noguchi, durante uma missão espacial da nave Discovery. O produto se chamava Space Ram e não tinha sabor definido.

Em homenagem a Momofuku, o jornal “New York Times” publicou o editorial Mr. Noodle dizendo que o macarrão instantâneo é considerado uma das principais invenções do século 20.

Ando tem um museu em sua homenagem, o Momofuku Ando Instant Ramen Museum, também chamado de Museu do Cup Noodles, em Yokohama, onde os visitantes podem criar seus próprios produtos, usando uma grande variedade de ingredientes.

Mas e o miojo?

O lámen instantâneo é mais conhecido no Brasil como “miojo” porque o produto foi lançado no país em 1965 pela marca Myojo, do taiwanês Ko Kim Pyo. Porém, a empresa japonesa Myojo Foods entrou com uma ação judicial que resultou na mudança do nome da empresa para Miojo. Algum tempo depois, a marca passou a ser subsidiária da Nissin e como o nome miojo já era associado ao produto, o macarrão passou a ser chamado de “Nissin-Miojo”. Até hoje, o produto é conhecido popularmente apenas como “miojo”.

Hoje, a marca usa “Nissin-Lámem” e comercializa 45 produtos divididos em 10 diferentes linhas de macarrão instantâneo.

Jeitos diferentes

Mas o miojo não precisa ser feito sempre da forma tradicional. Confira algumas receitinhas usando o produto.

 

 

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