Você sabe o que é preciso para se tornar motorista de transporte coletivo urbano?
Por Ombrelo
Uma empresa de transporte público é composta por diversos profissionais, inclusive nós já explicamos qual a função de cada uma um no local de trabalho. O principal é o motorista. Ele dirige o ônibus, zela pela segurança dos passageiros, levando-os para os destinos.
Você sabe o que é preciso para se tornar motorista de transporte coletivo urbano?
Pode parecer fácil, mas você sabe o que é preciso para uma pessoa se tornar motorista de um coletivo? Calma, que se você interessou, a Ansal, que entende bem do assunto, vai te explicar.
Habilitação
Para começar a carreira em uma empresa de transporte público, a Ansal afirma que o condutor deve ter habilitação na categoria D, que permite dirigir veículos acima de oito passageiros.
O motorista que quiser tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nessa categoria, precisa estar habilitado há, pelo menos, dois anos na categoria B ou há um ano na categoria C.
Cursos de Especialização
Além da CNH categoria D, a Ansal diz que o motorista precisa fazer o Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros, que é exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (COTRAN). Esse curso é ofertado pelas Unidades do SEST SENAT em todo o Brasil.
Esse curso é voltado a pessoas maiores de 21 anos, que não cometeram nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser são reincidentes em infrações médias durante os últimos 12 meses. Além disso, a pessoa não pode estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, estar com a CNH cassada por causa de crime de trânsito, ou estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
Nesse curso, o motorista aprende mais sobre legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, meio ambiente e convívio social no trânsito e relacionamento interpessoal.
Processo de contratação
A Ansal afirma que o processo de contratação para um motorista precisa ser extremamente cuidadoso, já que o candidato irá lidar com muitas vidas.
Ele precisa ter noções de leis de trânsito, normas de segurança, possuir raciocínio rápido e muita segurança, prudência e responsabilidade ao dirigir. A Ansal diz que além disso, o motorista precisa ter uma noção de mecânica, já que alguns problemas sempre acontecem de surpresa.
Atualização constante
A Ansal conta que, o motorista precisa estar sempre antenado com as leis de trânsito, com as mudanças feitas nos ônibus e ele fazer os cursos que buscam atualização.
O mercado de trabalho
Em cidades como Juiz de Fora, o mercado de trabalho para motoristas de transporte público só tem a crescer. Com a cidade cheia de carros, muitas pessoas desistem de enfrentar o trânsito do horário de pico em seus próprios veículos, optando por usarem o transporte público.
Para se ter uma ideia, dos 1.400 funcionários que a Ansal possui, cerca de 560 são motoristas.
Viu?! O mercado de trabalho só tem a crescer e agregar mais profissionais na área.