Museu de Arte Urbana do Porto é inaugurado no Rio de Janeiro

19 out | 2 minutos de leitura

50 painéis e grafites integram o Museu

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Museu de Arte Urbana do Porto (Maup) foi inaugurado na última quinta-feira, nas imediações dos bairros Santo Cristo, Gamboa e do Boulevar Olímpico. O Museu é a céu aberto e foi idealizado por André Bretas e Joa Azria, com mais de 50 murais da cidade catalogados e mapeados. Os grafites podem ser conferidos em dois roteiros que podem ser feitos a pé.

A inspiração veio de Wynwood, bairro de Miami revitalizado por meio da arte. O Objetivo do Maup é promover e fomentar a arte urbana e para isso o museu vai capacitar jovens da região para ajudar na pintura e reforma de fachadas, além de trabalhar como guias turísticas de arte urbana.

Obra de Apolo Torres, uma das atrações do Muap. Foto: Divulgação

André Bretas, em entrevista ao portal G1, disse que a Zona Portuária já vem se transformando em uma importante referência artística para o Rio, com museus, ateliês e um grande número de painéis criados por artistas nacionais e internacionais.

A coleção do museu é composta por 50 grafites de grandes dimensões. Os mais recentes trabalhos a integrar a lista são de Apolo Torres e Erica Mizú, dois paulistas que foram ao Rio, em março, a convite do projeto de muralismo Rua Walls.

Foto: Divulgação

Outras obras

Já em dezembro, o francês Remed está programado para visitar ao local e deixar sua obra marca. Ele tem como mensagens filosóficas em caligrafia, escritas em paredes, metais e todo o espaço urbano.
Foto: Folha – Uol

Pesquisas e informações

Você pode conferir o acervo do Maup por meio da plataforma digital – maup-rio – e conhecer um pouco mais sobre cada artista. Na galeria, além de imagens dos murais, o visitante encontra a descrição das artes, contendo título, data da pintura e técnica usada.

Você pode localizar a obra que deseja através de uma pesquisa rápida pelo nome do artista. O mapa tem a versão de bolso, impresso em pequenas edições de 1.000 exemplares colecionáveis e também a versão digital com dois roteiros para seguir.

Foto: Agência O Globo

Novidades

Em breve, os visitantes vão poder conferir pequenas exposições de arte urbana com prints e peças de artes dos artistas que fazem parte do acervo no Maup Art Center, que vai ficará localizado no prédio Aqwa Corporate, da Tshman Speyer, no Santo Cristo. O projeto também prevê uma lojinha de souvenir com artigos relacionados ao universo da arte de rua, como gravuras, moleskines e bicicletas elétricas.

[vejatambem]