Mexa-se! O poder das atividades físicas para o seu bem-estar

17 dez | 6 minutos de leitura

Em casa, nas ruas ou na academia: se exercite!

Atividades físicas -

Você sabia que a prática de exercícios libera endorfina, que é a substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar? Sim, independentemente da atividade física, ela pode fazer bem para sua mente e corpo. Mesmo que não seja feita todos os dias, o importante é se mover.

O primeiro passo para isso é sair do sedentarismo. Compre um tênis ideal para exercício físico, coloque uma roupa fresquinha e VAI!

Mexa-se! O poder das atividades físicas para o seu bem-estar

Sedentarismo não!

Segundo um levantamento feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) publicado em 2017, cerca de 70% dos brasileiros não praticam atividades físicas. Em contrapartida, somente três em cada dez brasileiros na idade adulta são ativos e praticam exercícios com regularidade.

O sedentário, além de não movimentar o corpo, pode desenvolver diversas doenças, como pressão alta, diabetes tipo 2 (excesso de açúcar no sangue) e obesidade. Lucas Assis, professor e coordenador de musculação da Fibratech, alerta que uma pessoa obesa também pode sofrer com AVC’s (placas de gordura que se instalam nas artérias cerebrais), infarto, problemas nas articulações e na coluna.

Lucas ainda destaca que o sedentarismo pode causar até problemas neurodegenerativos. “Há estudos que comprovam que quem não se exercita, corre maior risco de ter problemas neurodegenerativos, como demência e Alzheimer. O exercício tem atuação importante na melhora dessas doenças, auxiliando na diminuição de 25% a 35% do risco de câncer”, conta Lucas.

 

Pratique um exercício que você goste

Se para você é difícil começar a se exercitar, Lucas Assis indica a começar por uma atividade ou esporte que você tenha prazer ao realizá-lo, para ter aderência na atividade.

Já se seu caso for a dificuldade de se enxergar em alguma modalidade, Lucas afirma que é importante pedir ajuda para um educador físico. “O profissional vai auxiliar a pessoa e direcioná-la para uma atividade que possui o perfil dela. E hoje muitas pessoas não buscam em um exercício físico a performance em si, mas sim a qualidade de vida e saúde, então o profissional pode orientá-la em relação a quantidade de treino e frequência”.

Sabe o que ajuda também? Estabelecer metas! Lucas afirma que quando se estabelece metas, as pessoas buscam sempre batê-las, criando uma evolução e despertando a motivação.

 

Mil e um benefícios para quem se exercita

Não precisamos nem falar nos benefícios que uma atividade física proporciona ao corpo, tanto na questão estética quanto na saúde e condicionamento físico. Lucas Assis destaca alguns desses benefícios.

Quando a pessoa vai emagrecendo e ganhando massa muscular, o corpo vai ficando mais definido, a musculatura fica mais rígida e firme, isso em cunho estético. O condicionamento físico também aumenta, ou seja, a pessoa sobe um morro ou uma escada com mais facilidade e realiza atividades diárias sem ficar cansada. Uma pessoa que se exercita também possui uma menor incidência de lesão, ou seja, machuca menos”.

 

Exercícios para todas as idades  

Não tem desculpas! Existem exercícios que podem ser praticados por pessoas de todas as idades, como a natação. Lucas Assis destaca que esse exercício atende tanto bebês como idosos. “A natação dá autonomia para as crianças, pois elas podem nadar com mais independência sem o risco de afogamento. Já para os adultos, a natação mantém o condicionamento físico de uma maneira saudável, trabalhando os músculos do corpo como um todo”, explica Lucas.

Outra atividade que atende a uma gama de pessoas é a musculação. E sim, ela pode ser praticada por crianças, basta procurar a orientação de um bom profissional. Além desses, a corrida e caminhada são democráticas, podem ser praticadas em diversos espaços e você só precisa de um par de tênis, um short e uma camisa, como disse Lucas.

 

Falta de rotina não é desculpas

Se você diz que não tem horário, desculpa aí meu amigo, mas isso não é motivo para não praticar uma atividade física.

Atualmente, as academias oferecem uma extensa grade de horário, de 6h às 23h, abrem nos feriados e fins de semana, justamente para atender a essas necessidades.

Um estudo publicado pelo Journal of American Medical Association (JAMA) afirma que praticar exercício somente uma vez por semana também garante benefícios para a saúde, evita doenças graves e aumenta a longevidade. “A pessoa pode aproveitar o final de semana para praticar uma atividade física, já que são dias mais tranquilos”, afirma Lucas Assis.

Mas se você não foi a academia, existem algumas opções, como mostra Lucas, mas é imprescindível a orientação de um profissional:

– Uso de TRX – fita suspensa que trabalha o corpo inteiro. Pode ser pendurada em uma árvore ou na porta de casa. O exercício trabalha o corpo todo quando é praticado;

– Correr ou caminhar em praças, ruas e universidades;

– Fazer flexões;

–  Fazer abdominal;

– Praticar atividades que utilizam elásticos;

– Realizar exercícios com o próprio peso do corpo, como uma série de 15 repetições de agachamento, fazer uma prancha de 30 segundos uma vez, pois já mantem os músculos ativos e funcionando bem.

 

Agora, há coisas que você pode adaptar ao longo do seu dia para mover o corpo, como ir a pé trabalhar, usando a caminhada como fonte de gasto calórico, que ajuda a deixar o metabolismo mais acelerado, como afirma Lucas. Uma outra opção é sempre trocar o elevador pelas escadas.

 

Fuja do comum, mas não deixe de praticar exercícios

Se você é do tipo que não gosta de academia, existem soluções para você. Lucas afirma que é sempre importante praticar um exercício que a pessoa goste e que ela se sinta estimulada. “Existem diversas atividades outdoor, realizadas fora do ambiente da academia, como o caso de funcional em praças e corrida em grupos. Uma solução também é a contratação de um personal, fazendo o exercício em sua própria casa ou na academia, com atenção especial. As atividades em grupo são ótimas opções, pois uma pessoa vai motivando a outra, fazendo com que o processo de continuidade dos treinos fique mais forte”, como afirma Lucas Assis.

 

Confira mais dicas de saúde e bem-estar no quadro Viver Bem, na Rádio Cidade, toda segunda, quarta e sexta-feira, às 9h e 19h. A série de reportagens continua, também, aqui em Ombrelo.

O Viver Bem é um oferecimento de: Aloha Fresh FoodSabor da Fruta – Hortfruti e GranelNutriChef Joana Kamilf Empório Life – padaria sem glútenIespe Pós Graduação e Curso de Extensão Fibratech Academia.

 

[vejatambem]