Relembre as 11 últimas participações de brasileiros no Mundial de Clubes da FIFA

18 dez | 4 minutos de leitura

Corinthians foi o último time do Brasil a levantar a taça

O Mundial de Clubes da FIFA de 2018 começou no último fim de semana, e nos próximos dias River Plate e Real Madrid entram em campo para tentarem garantir uma vaga na final. Infelizmente nenhum brasileiro está disputando a competição neste ano, mas a presença das nossas equipes costuma ser recorrente.

No entanto, das últimas onze participações, os times brasileiros venceram apenas três. Confira abaixo a lista completa dessas 11 disputas do Mundial de Clubes com brasileiros. Deixamos de fora o Mundial de Clubes de 2000, tendo em vista que foi realizado no Brasil e com mais equipes do que o normal. Mas é bom lembrar a grande participação de Corinthians e Vasco, que foram campeão e vice, respectivamente.

 

Relembre as 11 últimas participações de brasileiros no Mundial de Clubes da FIFA

 

Grêmio (2017)

https://www.youtube.com/watch?v=KnMPemdm-iA

No ano passado o Grêmio de Renato Gaúcho venceu a Libertadores e teve a difícil tarefa de encarar o Real Madrid no Mundial de Clubes. Nas semifinais o Tricolor superou o Pachuca, do México, mas, como esperado, o time brasileiro foi amplamente dominado na final pelos espanhóis, que venceram a partida por um a zero, com gol de falta de Cristiano Ronaldo. Agora, em 2018, o Real está novamente na competição, mas os gaúchos não conseguiram o bicampeonato da Liberta para tentarem uma revanche.

 

Atlético-MG (2013)

Uma das eliminações mais traumáticas de times brasileiros no Mundial de Clubes foi a do Atlético-MG, em 2013. Comandado pelo técnico Cuca, o clube mineiro apostava em Ronaldinho Gaúcho para chegar à final contra o Bayern de Munique. No entanto, o Raja Casablanca, do Marrocos, apareceu no caminho e venceu o Galo por 3 a 1. Com isso, o Atlético parou na semifinal e acabou com o sonho de sua fanática torcida.

 

Corinthians (2012)

https://www.youtube.com/watch?v=JqowiDvRYJk

Após conquistar a tão sonhada Libertadores, o Corinthians partiu para o Japão e ganhou o mundo. Milhares de torcedores alvinegros foram até o outro lado do Mundo para prestigiar a equipe, que não decepcionou e venceu o Mundial de Clubes em cima do Chelsea, com gol de Guerrero. O bicampeonato foi extremamente comemorado e consagrou Tite, atual técnico da Seleção Brasileira.

 

Santos (2011)

Poucas vezes a superioridade europeia ficou tão clara quanto em 2011. O Barcelona simplesmente destruiu o Santos de Neymar, que sequer viu a bola naquela noite de domingo. O time de Messi e Xavi teve uma exibição de gala, que encantou o mundo. Azar do peixe, que saiu derrotado por 4 a 0.

 

Internacional (2010)

A segunda participação do Internacional no Mundial de Clubes foi simplesmente aterrorizante para os torcedores colorados. O time gaúcho foi eliminado nas semifinais pelo Mazembe, time do Congo. A derrota por dois a zero foi humilhante e gerou inúmeras brincadeiras por parte dos gremistas.

 

Internacional (2006)

Contudo, quatro anos antes, o Inter já havia vencido o Mundial de Clubes, e derrotando o todo poderoso Barcelona. Adriano Gabirú foi o herói da partida ao marcar o gol da vitória que deixou Ronaldinho Gaúcho, Deco, Puyol e companhia frustrados. Pela primeira vez o Internacional chegava ao topo do Mundo, e tudo sob o comando de Abel Braga.

 

São Paulo (2005)

No ano de 2005, Rogério Ceni teve uma das maiores atuações de sua carreira e ajudou o São Paulo a conquistar o Mundial de Clubes pela terceira vez. O tricolor paulista sofreu muita pressão do Liverpool, mas levou o título graças ao gol de Mineiro e às inúmeras defesas de Ceni. Simplesmente histórico!

 

Palmeiras (1999)

O Palmeiras de 1999 era um timaço, só que deu o azar de encarar outro grande time no Mundial de Clubes de 1999. E azar de Marcos ter falhado feio na partida. O Manchester United foi superior, mas o jogo foi decidido no detalhe. O goleiro do penta falhou e o time inglês não perdoou, frustrando a expectativa dos palmeirenses de conquistarem o tão sonhado título Mundial.

 

Vasco (1998)

Outro grande time brasileiro da década de 1990 foi o Vasco de Edmundo, Felipe e Juninho. A equipe dominou o futebol nacional por alguns anos e merecia ser campeão do Mundo. Porém, o Real Madrid de 1998 também era excelente e demonstrou isso dentro do campo, vencendo por 2 a 1.

 

Cruzeiro (1997)

No ano de 1997, o Mundial de Clubes estava entre Cruzeiro e Borussia Dortmund. O time mineiro fez um jogo de igual para igual, só que os alemães foram melhores durante os 90 minutos e ficaram com o título. Dida ainda salvou a raposa em algumas oportunidades, mas não conseguiu evitar os dois gols do Borussia.

 

Grêmio (1995)

Felipão perdeu o Mundial com o Palmeiras em 1999, mas isso já havia acontecido quatro anos antes, quando era treinador do Grêmio. O técnico do penta teve pela frente o Ajax, que na época era um time espetacular. No entanto, o Grêmio fez uma partida equilibrada e saiu derrotado apenas nos pênaltis. Uma atuação digna, mas que não deixa de ser decepcionante, como toda derrota.