Saúde no Brasil: muitos dilemas e algumas soluções

03 ago | 3 minutos de leitura

Filas, hospitais e conscientização sobre saúde

Mudar a situação de Saúde no Brasil todos querem. Mas muitas coisas estão estagnadas, paradas e não saem do papel, como muitos hospitais públicos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), lançou em maio desse ano a publicação “World Health Statistics 2018” e destaca que menos da metade da população mundial recebe atualmente todos serviços de saúde essenciais. A publicação estimou que mais de 13 milhões de pessoas morrem todos os anos antes dos 70 anos por doenças cardiovasculares crônicas, diabetes e câncer.

Ainda de acordo com a OMS, apenas 3,6% do orçamento do governo federal foi destinado à saúde em 2018. Esse percentual fica abaixo da média mundial, de 11,7%. Segundo especialistas em saúde pública, o SUS está subfinanciando uma situação agravada pela crise econômica e política do país. Mesmo com problemas de gestão, os especialistas afirmam, que o dinheiro disponível não dá conta das necessidades do setor.

O quadro é sério, mas não impossível de mudar. Pensando nisso, o Ministério da Saúde e da Educação e Cultura oficializou e inseriu, em 1967 no calendário oficial brasileiro o Dia Nacional da Saúde.

Dia Nacional da Saúde

O dia tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da educação sanitária. O dia foi criado para despertar valores relacionados à saúde, tanto de prevenção, quanto de qualidade de vida no dia a dia, físico, mental e emocional.

O dia também é uma homenagem ao trabalho de Oswaldo Cruz, que foi um dos responsáveis pela diminuição de epidemias perigosas que surgiram no Brasil no final do século XIX e começo do século XX

 

Vida mais simples com menos problemas

A situação da saúde pública no Brasil está complicada. Você já pensou em ter um plano de saúde? Talvez essa situação seja perfeita para te fazer mudar de ideia.

Em março desse ano, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou que quase 50 mil pessoas possuem planos de saúde. Em Minas Gerais, 20% da população são adeptas dos planos.

Escolher um bom plano de saúde é sinônimo de ter uma vida mais tranquila. Você possui direito a um tratamento médico adequado quando precisar e sem sustos na sua programação financeira.

Os planos de saúde oferecem ótimas coberturas para pessoas de todas as idades, proporcionando um atendimento rápido e excelente. Os planos de saúde possuem convênios com os melhores hospitais e centenas de médicos credenciados.

O usuário que se consulta regularmente, pode adquirir um plano de saúde que cubra todas as necessidades, assim, quando utilizado, o usuário não terá a preocupação de espera e de quanto ele vai ter que desembolsar, se for o caso.

Os preços do plano de saúde podem até assustar no começo, mas depois que você perceber a facilidade, a cartela de médicos disponíveis, os hospitais, clínicas credenciados, sua saúde irá agradecer por você ter feito essa escolha.

Mais uma vantagem dos planos de saúde, são os programas e atendimentos diferenciados. Em Juiz de Fora, o plano de saúde PLASC possui um espaço clínico com várias especialidades, horário de funcionamento amplo e equipamentos modernos. Possuem também o projeto Vida Saudável, que tem como objetivo cuidar da saúde dos idosos conveniados ao plano de saúde, com atendimento diferenciado e exclusivo.