5 curiosidades sobre o ex-jogador juiz-forano Andrade
Por Daniel Furlan
Ídolo rubro-negro nasceu em nossa cidade

Continuamos nossas matérias especiais listando curiosidades sobre personalidades juiz-foranas que fizeram fama no Brasil e no Mundo. Hoje é a vez de um dos maiores jogadores da história do Clube de Regatas do Flamengo: Andrade. O meia atuou no rubro-negro por dez anos seguidos e venceu três Campeonatos Brasileiros, um Mundial, uma Libertadores e quatro Campeonatos Cariocas. Andrade também ganhou pelo Flamengo o título do Campeonato Brasileiro de 2009, dessa vez como treinador.
Veja abaixo cinco curiosidades sobre esse ícone do futebol brasileiro.
Medalhista Olímpico
A Seleção Brasileira de Futebol venceu o Ouro Olímpico apenas em 2016. Contudo, algumas medalhas de bronze e prata foram conquistadas anteriormente, e Andrade fez parte de uma delas. Nas Olimpíadas de 1988, em Seul, o meio-campo fez parte do elenco que levou a medalha de prata.
Times improváveis
Andrade se consagrou no Flamengo, mas também passou por outros clubes, incluindo o Vasco. Entretanto, o ex-jogador passou por experiências em times inusitados. Em 1977 ele foi emprestado pelo Mengo para o ULA Mérida, da Venezuela. Além disso, também atuou por outros times desconhecidos, como o Inter de Lages, de Santa Catarina, o Linhares, do Espírito Santo, e o Bacabal, do Maranhão.
Confronto político
No ano de 2012, Andrade tentou se eleger vereador do Rio de Janeiro pelo PSDB. Na ocasião ele disputou com Marcos Braz e Patrícia Amorim, responsáveis por sua demissão do comando do Flamengo em 2010. Nenhum dos três foi eleito.
Recordista
Andrade é o maior vencedor da história dos Campeonatos Brasileiros, ao lado de Zinho. Ambos foram campeões do Brasileirão em cinco oportunidades.
Quebra-galho
Antes de conquistar o Brasileiro de 2009 como treinador, Andrade foi tratado na Gávea, por muitos anos, como quebra-galho, sendo técnico interino várias vezes, durante as inúmeras trocas de comando feitas pela diretoria. Entre 2004 e 2005, por exemplo, Andrade atuou como interino seis vezes.