5 dicas para economizar energia e reduzir a conta de luz

17 ago | 3 minutos de leitura

Orientações importantes que fazem a diferença no bolso

Antes de mais nada, economizar energia é um exercício de cidadania. De acordo com a Cemig, o desperdício de eletricidade no Brasil é de aproximadamente 20%. Por isso, hoje vamos mostrar que com pequenas atitudes, você pode reduzir, e muito, o valor da sua conta de luz.

Com a tarifa de energia cada vez mais alta, essas dicas são fundamentais para driblar a famosa bandeira vermelha, tão temida pelos brasileiros. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as tarifas aumentaram em média 13,79% somente em 2018.

 

1 – Iluminação natural é gratuita, aproveite!

Aproveite a luz natural em casa ou no próprio escritório. Durante o dia, mantenha as janelas abertas, permitindo que a luz solar entre. Outra dica muito boa é utilizar ao máximo cores claras nas paredes internas e no teto. Sempre dê preferência por lâmpadas fluorescentes (duas lâmpadas fluorescentes de 20 watts iluminam mais que uma incandescente de 100 watts).

 

2 – Fique de olho na “fuga de energia”

Desligue os aparelhos da tomada e economize até 20% na conta de luz. Quando aparelhos como televisões, computadores, sons e DVDs ficam ligados em stand-by (modo de espera), eles continuam gastando energia. Para evitar esse desperdício de energia, basta desligar os aparelhos eletrônicos da tomada.

Nos computadores, use o recurso de economia de energia. Esse sistema desliga o monitor quando ele não estiver sendo usado por muito tempo. Você, inclusive, pode escolher qual o melhor tempo para o monitor apagar. Evite deixar também os acessórios do computador ligado, como impressoras e estabilizadores.

 

3 – Atenção ao horário de pico

Reduza o uso de eletrônicos em horário de pico, entre às 18h e 21h, quando o custo de energia é maior do que no resto do dia. A atenção deve ser especial para os aparelhos de grande consumo, como chuveiros, ferros elétricos e ar-condicionado. Quando não estiver fazendo frio, deixe o chuveiro na posição “verão”.

Ao comprar um produto, fique de olho no Selo Procel A. Esses modelos consomem bem menos energia, principalmente no verão, quando o ar-condicionado, por exemplo, chega a representar mais de um terço do consumo.

Para perder menos tempo ao abrir a geladeira, deixe os alimentos organizados de forma que seja fácil para você encontrar.

 

4 – Substitua lâmpadas com alto consumo

Prefira lâmpadas fluorescentes no lugar de incandescentes. Uma lâmpada fluorescente de 25W ilumina bem mais que uma incandescente de 100W e dura até 8 vezes mais. Troque suas lâmpadas por outras mais eficientes. Com isso, você tem menos custo com manutenção e maior economia.

A dica do Selo Procel A também é válido para as lâmpadas. Vale a atenção também em deixar elas sempre limpas. A sujeira pode bloquear a iluminação.

 

5 – Mas o que é Selo Procel?

O Selo Procel Eletrobras, identifica os equipamentos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética, ou seja, equipamentos que gastam mais ou menos energia. Cada linha de eletrodomésticos possui sua própria etiqueta, que são representadas por letras. Por exemplo, um produto com a etiqueta com a letra A é mais eficiente do que um com a letra C.

 

Seja qual for a situação, economize energia. Além de pagar menos pelo uso, você faz um grande bem ao meio ambiente. Economizar energia significa poupar gastos e conservar o planeta para as gerações futuras.

 

 

Fonte: Cartilha de Economia Cemig

 

Leia mais:

Saiba como descartar corretamente o lixo eletrônico em Juiz de Fora

5 atitudes muito simples para ajudar na preservação do meio ambiente

4 aplicativos da Prefeitura de Juiz de Fora que podem melhorar sua qualidade de vida