Saiba como descartar corretamente o lixo eletrônico em Juiz de Fora

09 ago | 3 minutos de leitura

E-Ambiental promove diversas ações na cidade

Na era das inovações tecnológicas, a cada momento surge um novo e mais moderno aparelho. A lista é grande, mas alguns itens, como celulares, computadores e TVs, acabam saindo de linha mais rápido. Mas, e quando a vida útil desses eletrônicos chegam ao fim? Descubra agora qual a melhor forma de descartar esses resíduos e, desta forma, contribuir com o meio ambiente.

 

O que é Lixo Eletrônico?

Esse tipo de material é resultado do descarte de equipamentos eletrônicos, que muitas vezes acabam parando em locais errados por falta de informação ou pontos de coletas. No Brasil, existe uma lei federal, a de Resíduos Sólidos, que proíbe o descarte desses objetos junto ao lixo comum.

 

Os problemas do descarte incorreto

Em geral, quando um equipamento eletrônico estraga ou fica velho, as pessoas jogam fora. Porém, esse tipo de material não pode ir simplesmente para o meio ambiente. O problema em fazer o descarte incorreto é que esses eletrônicos têm substâncias químicas, como chumbo, mercúrio, cádmio e outros tipos de ferros pesados.

Esse tipo de substância pode gerar a contaminação da água ou até mesmo do solo. Como consequência, o problema ambiental pode causar graves doenças na população que vive em torno desses locais. Outra preocupação é que esses materiais contêm vidro e plástico, que demoram séculos para se decomporem.

 

E-Ambiental: Recicle essa ideia

Em Juiz de Fora, a E-Ambiental desenvolve um projeto sustentável com o objetivo de reutilizar, reciclar e restaurar boa parte desses equipamentos sucateados. A ideia é orientar a população sobre a importância de se fazer o procedimento correto. Thiago Wiliam é técnico eletrônico e diretor da empresa. Ele conta que prestava manutenção em equipamentos e em um determinado momento virou gerente de uma empresa e começou a observar e pesquisar uma área de reciclagem muito grande.

Boa parte dos consumidores juiz-foranos ainda têm dúvidas sobre o descarte correto desses materiais. A E-Albiental trabalha justamente conscientizando e orientando a população sobre os perigos desse lixo tóxico. O trabalho consiste também em recolher esses resíduos. Por isso, as pessoas interessadas podem ligar – telefone na imagem abaixo – para a empresa e agendar a coleta. Uma equipe vai até sua casa para buscar esses materiais e realizar o descarte correto. Segundo Thiago, esse lixo passa por um processo de triagem, onde todos os materiais, como plástico, ferro e cobre, são separados. Cerca de 99% desses itens são reciclados e voltam novamente para as indústrias.

 

Diversas escolas, universidades e instituições de caridades em Juiz de Fora abraçaram o projeto colocando pontos de descarte e divulgando essa mensagem super importante. Um dos trabalhos socioambientais mais importante é feito em parceria com a unidade prisional de Juiz de Fora (CERESP). O diretor da E-Ambiental explica que a mão de obra usada para desmontar os equipamentos vem de lá. O objetivo é ajudar na ressocialização dos detentos.

 

Eco Pontos:

Em Juiz de Fora existem diversos eco pontos espalhados pela cidade. Você encontra, por exemplo, nas faculdades Vianna Junior, Suprema, Machado Sobrinho e também na Biblioteca Redentorista da Igreja da Glória. Qualquer tipo de objeto eletroeletrônico é aceito, exceto lâmpadas, fora isso estão: pilhas, baterias, celulares, notbooks, TVs, impressoras e muitos outros.

 

Leia mais:

5 atitudes muito simples para ajudar na preservação do meio ambiente

Exposição “Menos é Mais” reforça a consciência ambiental